Comitiva da África visita projeto de retomada do algodão em Catuti-MG

Esta segunda-feira 10 de julho foi marcada com importante visita da Comitiva da África ao Município de Catuti-MG, Cidade pioneira no Projeto de Retomada do Algodão no Norte de Minas.
A comitiva Africana de 37 estudantes de Agronomia de 09 Países da África, de língua francesa, acompanhada por intérprete, veio até Catuti para participar do Curso de Algodão, promovido pela UFLA – Universidade Federal de Lavras, parceira no Intercâmbio e Visita da Comitiva Africana no Brasil, e a Coopercat – Cooperativa dos Produtores Rurais de Catuti.
Pela manhã, a Comitiva Africana visitou a Sede da Prefeitura Municipal de Catuti passando por cada Secretaria e Departamento. O Prefeito de Catuti José Barbosa Filho-Zinga, recebeu a Comitiva Africana no seu Gabinete. Zinga fez pronunciamento desejando boas vindas e dizendo que a Cidade de Catuti recebe de braços abertos a Comitiva Africana. Após, seguiram para o Escritório da Coopercat-Cooperativa dos Produtores Rurais de Catuti, onde conheceram a sede da Cooperativa e o Coordenador Técnico José Tibúrcio, apresentou a Comitiva, o algodão em pluma e algodão com caroço. Em seguida, foram conhecer a Unidade de Beneficiamento do Algodão que está em implantação em Catuti.
Na noite de hoje, houve o lançamento da Aula Inaugural do Curso de Algodão na Câmara Municipal de Catuti-MG. Estre as autoridades presentes: José Barbosa Filho/Zinga – Prefeito Municipal de Catuti; Élsio Luis Silveira – Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Catuti, José Rodrigues de Souza – Presidente da Coopercat; Professor Antônio Carlos Fraga – Coordenador do Curso de Algodão da UFLA; Inácio Carlos Urban – Presidente da AMIPA/Associação Mineira dos Produtores de Algodão; Haroldo Cunha- Presidente do Instituto Brasileiro do Algodão; João – Assessor do Deputado Estadual Carlos Pimenta e o palestrante José Tibúrcio de Carvalho Filho – Coordenador Técnico do Projeto de Retomada do Algodão no Norte de Minas.
Na Câmara de Vereador, o prefeito Zinga falou da satisfação em ter a Comitiva Africana durante todo o dia desta segunda-feira nessa importante troca de conhecimentos em Catuti: “Para nós é um a hora receber a Comitiva de outros Países aqui em Catuti. É uma troca de conhecimentos, sei que vão levar informações daqui sobre o cultivo do algodão, mas também iremos aprender muito com vocês. Só temos a agradecer nossos parceiros, a Universidade de Lavras, a AMIPA; ABRAPA e demais Entidades que se encontram unidas com o Projeto de Retomada do Algodão. Esperamos poder contribuir para o conhecimento e crescimento de todos nessa área tão importante para nós, que é o plantio e cultivo do algodão”.
O Coordenador Técnico, José Tibúrcio fez a explanação sobre o Projeto de Retomada do Algodão que se iniciou no ano de 2005, juntamente com o então Prefeito Zinga, criaram o Projeto de Retomada do Algodão no Norte de Minas, usando variedade mais resistente, que chega a produzir 180 arrobas por hectare. Tibúrcio ainda lembra que é um Projeto desafiador, pois a região é semi-árida e com pouca chuva, e com isso, há desafios para serem vencidos mas com o apoio e incentivo de vários parceiros o Projeto de Retomado do Algodão no Norte de Minas tem se alavancado e no futuro próximo o algodão poderá a ser novamente o “ouro branco” do Norte de Minas como foi na década de 80.
A noite da segunda-feira, 10 de julho foi finalizada com recepção com jantar para todo a Comitiva.
A programação se estende a toda essa semana, com visita à propriedades rurais no Município de Catuti com o plantio de algodão; Aula prática de preparo de solo com subsolagem; Gradagem intermediária. Visita à Usina de Beneficiamento do Algodão no Distrito de São João do Bonito-Município de Mato Verde-MG. Processo prático de deslintamento e classificação dos fardos, código de barras e carregamento de fardos. Visita em Mato Verde, à lavoura de algodão irrigado por gotejo, controle de ervas daninhas e manejo integrado de pragas com foco no bicudo.
Para finalizar a visita da Comitiva Africana, no sábado 15 de julho, terá visita ao Mercado Municipal de Mato Verde na feira de produtos típicos da região e encerramento com a avaliação do curso no Auditório da Favenorte – Faculdade Verde Norte em Mato Verde-MG.